08 julho 2011

Comportamento.

Saber lutar contra o "diabinho interior" – aquele que muitas vezes ocupa a nossa mente com pensamentos negativos – não é tarefa fácil. Lidar com certos impulsos que nos acometem no dia a dia – fumar e beber em excesso, por exemplo – também não. Foi pensando nesses comportamentos comuns, que a psicanalista norte-americana Pauline Wallin resolveu escrever o livro Tire proveito dos seus impulsos, lançamento que discute os problemas ocasionados pela impulsividade e aponta de que maneira é possível controlar certas vontades.
Ao longo da carreira, Pauline observou a necessidade de seus pacientes em identificarem o conjunto de pensamentos e ações que os moviam negativamente, o que ela chama de “diabinho interior”. A autora afirma que estamos quase o tempo todo sujeitos a forças mentais involuntárias, e mostra que o importante é não negar essas vontades e sim reconhecê-las conscientemente, para nos orientarmos e, por fim, alcançar a autodireção.
O livro contextualiza diversos casos de pacientes da psicóloga que apresentavam dificuldades em lidar com seus impulsos e de que forma isso as prejudicava. Ela conta a história de Emily, uma mulher que não conseguia controlar sua desconfiança, e de Dave, um rapaz que não era capaz de abandonar a vontade de fumar. Para explicar essa impulsividade, a autora recorre aos conceitos de Freud e Eric Berne e utiliza seus estudos de caso para ilustrá-los. Ela afirma que, além de causas patológicas como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), também existem fatores culturais que predispõem comportamentos impulsivos, como a intensa presença dos meios de comunicação, que nos molda à padrões de “períodos curtos de atenção e de gratificação imediata”.

Tire proveito dos seus impulsos
Pauline Wallin
Editora Vida & Consciência
208 páginas
R$ 29,90

fontes: http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/donna

Nenhum comentário: